7º ano faz estudo de campo em São Paulo

18 de setembro de 2018

Os temas identidade, alteridade e pluralidade – eixos do Projeto Bnei Maavar – são fundamentais também nos demais projetos desenvolvidos com o 7º ano. Para o estudo de campo, os alunos foram para São Paulo, onde desenvolveram visitas e atividades relacionados ao caráter multi-cultural da cidade. 
 

Na sexta-feira, dia 14/09, visitaram as obras do Museu Judaico, projeto que ocupará o espaço da antiga sinagoga Templo Beth El. A  Diretora Executiva do museu, Roberta Alexandr Sundfeld, conversou com os alunos sobre a diversidade da comunidade judaica paulista e como ela será refletida no projeto museográfico em desenvolvimento.  Em seguida, os alunos visitaram o Museu da Imigração, que ocupa o edifício onde funcionava a Hospedaria dos Imigrantes, que auxiliava a integração dos imigrantes recém-chegados a São Paulo. O dia terminou no hotel, onde alunos e professores receberam o shabat com uma deliciosa refeição festiva.

Em homenagem ao shabat, as atividades de sábado, 15/9, tiveram um caráter mais recreativo. De manhã, os alunos participaram de uma gincana pelo bairro da Liberdade, tradicional reduto da comunidade japonesa em São Paulo, em que eles tinham que buscar produtos orientais como suco de pobá, azuki, hashi e nirá; entrevistar imigrantes de três países; pesquisar informações sobre o bairro da Liberdade e fotografar sabores exóticos de Fanta, importados de países asiáticos. Após um almoço oriental, a tarde foi passada com brincadeiras no Parque do Ibirapuera.

No domingo, os alunos foram conhecer um pouco mais sobre a imigração judaica para São Paulo, visitando o bairro do Bom Retiro guiados pelo autor, ilustrador e arquiteto Ivo Minkovicius e o Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto. A visita a São Paulo foi encerrada com uma visita à exposição “Histórias Afro-Atlânticas” no MASP, Museu de Arte de São Paulo, ícone da cultura paulistana e com uma caminhada pela Avenida Paulista que, aos domingos, se torna no ponto de encontro de diversas tribos urbanas de São Paulo.
Veja o álbum de fotos no Facebook clicando aqui.