24 de julho de 2018
Projeto do 5º ano usa agulha e linhas para integrar disciplinas
Uma aula muito colorida no Colaboratório chamou a atenção de toda a escola. Usando tecidos, fitas métricas e tesouras, a professora Giovana Trica iniciava com o 5º ano o projeto “A Bolsa Amarela”, mesmo título do livro de Lygia Bojunga a ser trabalhado em sala de aula. A ideia do projeto foi relacionar conteúdos de literatura e de matemática, e, para isso, os alunos precisavam confeccionar uma bolsa.
Usando pedaços de tecido, eles aprenderam o conceito de metro quadrado e a usar a fita métrica, descobriram o que poderia ser medido em metros quadrados, mediram o lounge do pátio e concluíram como se mede a área. Depois, para fazer a bolsa, descobriram como deveriam dobrar o tecido, tiraram medidas e colocaram a mão na massa. Ou melhor, na agulha! Todos costuraram pela primeira vez e adoraram a experiência. Fizeram as alças, enfeitaram com miçangas e cola colorida e bordaram letras. Quando as bolsas ficaram prontas, uma surpresa: cada um recebeu a sua com o livro “A Bolsa Amarela” dentro.
O projeto será encerrado em agosto com uma visita da turma à Casa Lygia Bojunga, em Santa Teresa. Brincando de costurar, o projeto envolveu conhecimentos de literatura, como a produção textual e a narrativa em 3ª pessoa, conceitos matemáticos de área e perímetro, multiplicação e divisão, medidas e instrumentos de medidas, além de exercitar a concentração e habilidades manuais.
“A Bolsa Amarela” é a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela ) – a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação, essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil.
Veja as fotos no Facebook:
Ver no Facebook