26 de abril de 2018
Aconteceu no último final de semana, em São Paulo, o Mediathon “Educação para Informação”, organizado pela nossa coordenadora de Tecnologia, Mariana Ochs, com apoio do Eliezer Max, entre outros.
Mais de 60 pessoas, entre professores, designers, jornalistas e desenvolvedores, mergulharam no tema da verificação da informação para para pensar sobre leitura crítica de mídias e produzir materiais educativos gratuitos para crianças e jovens, combatendo o ambiente de desinformação.
Além de botarem a mão na massa, os participantes puderam aprender sobre o ecossistema de desinformação com Camilla Costa, jornalista da BBC, e sobre busca e visualização de dados com Natália Mazotte, diretora da Escola de Dados, além de conhecer as novas iniciativas educacionais da Agência Lupa (fact-checking) e do Jornal Nexo.
Resultado: os grupos produziram recursos e objetos digitais para análise de linguagem e contexto, checagem de fontes, avaliação de sites, checagem de notícias científicas, verificação de imagens e vídeos, leitura de infográficos e técnicas de busca. Todos os materiais criados serão disponibilizados gratuitamente para escolas e educadores em todo o Brasil.
Além de Mariana, Heloize Charret, nossa coordenadora do Fundamental II e Ensino Médio, e Marcio Gonçalves, professor de mídias digitais, participaram do evento.