13 de setembro de 2022
Ampliar os conhecimentos sobre história do Brasil e outros conteúdos do currículo de maneira diferente. Esta foi a proposta do estudo de campo do 4º e do 5º anos no Vale do Café, realizado em agosto. Ao sair do ambiente escolar, os alunos ampliam o olhar e enriquecem o conhecimento trabalhado em sala de aula.
Durante dois dias, os alunos se hospedaram na Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras, onde fizeram visitas guiadas ao casarão, aos museus e memoriais; assistiram a esquetes teatrais, observaram e debateram. Além dos tópicos de História, eles também participaram de atividades de conscientização ambiental, plantio de mudas e, claro, momentos de recreação, com banho na prainha de água doce, stand up paddle, roda de capoeira, jogos diversos etc.
Confira o programa de cada série nesta viagem:
4º ano: O africano escravizado no Brasil e a economia cafeeira no interior do país; a atividade agrícola que contribuiu para a criação de tipologias rurais com características próprias como os complexos dos engenhos, confirmando a estrutura social baseada na monocultura de base escravocrata.
5º ano: As tradições orais, culturais e a valorização da memória, os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória; acontecimentos históricos, processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo.
As viagens promovem uma experiência de aprendizado interdisciplinar e contribuem para uma maior integração entre os alunos e a equipe pedagógica.