Alunos da 2ª série do Ensino Médio visitam Polônia e Israel, para refletir sobre períodos de intolerância e pensar caminhos para a paz.
No primeiro semestre, os alunos da 2ª série do Ensino Médio participam do programa internacional March of the Living, uma viagem à Polônia e a Israel, para conhecer mais sobre a vida dos judeus na Europa antes do Holocausto e entender a riqueza e a complexidade social de Israel contemporâneo.
O programa, na versão da escola, ganha o nome de Marcha Pela Vida e tem início com uma série de palestras anteriores sobre os temas de Holocausto, desumanização e discriminação. No percurso da viagem, o trabalho pedagógico é planejado de forma que os alunos atravessem essa experiência com reflexão, aprendendo não só sobre as consequências trágicas da indiferença e da intolerância, mas, acima de tudo, sobre a possibilidade de agir afirmativamente para a construção da paz e da coexistência.
Como sugere o nome “Pela Vida”, a intenção da escola com as atividades desse projeto é fortalecer nos alunos a identidade judaica pluralista, formando vínculos consistentes com a tradição, a cultura e os valores judaicos, e permitir que eles se posicionem, de forma clara e crítica, diante de qualquer manifestação de desprezo ou discriminação à espécie humana.
A viagem, com cerca de duas semanas de duração, tem intensa programação, com sessões noturnas de estudo e discussões. Nas atividades oficiais da Marcha há visitas aos antigos campos de extermínio e outros locais que preservam a memória da Shoá (Holocausto), e diversos pontos de interesse histórico na Polônia e em Israel. Os alunos do Eliezer Max ainda fazem atividades extras, coordenadas pelos professores da escola, como conversas com alunos de um colégio polonês não-judaico, uma oficina de circo com jovens árabes e israelenses e visita a uma escola israelense que atende e reintegra jovens em situação de risco, em sua maioria imigrantes. Além disso, os alunos têm a oportunidade de vivenciar e trocar experiências, ao se hospedar, por alguns dias, na casa de uma família israelense.
Visite o site da Marcha Pela Vida do Eliezer Max